terça-feira, 2 de julho de 2013

On 16:57 by Rogério Tobias in



MARKETING »Um novo comportamento

Rogério Tobias
Publicação: 30/06/2013 04:00
A cada manhã que principia, os consumidores despertam para uma nova realidade e uma forma diferente de enxergar o mundo. As empresas precisam entender isso e saber que o velho formato de comunicação já não tem a mesma eficácia que sempre deu certo.

Será preciso mudar o linguajar, o tom, a promessa, a promoção de vendas, o jeito de atender, o modelo e o clima do ponto de venda, bem como o jeito de atender o telefone e muito mais.

As pessoas não querem mais as mesmas coisas de antes. Está entrando em cena um novo desejo, uma nova forma de comprar e uma nova percepção que se tem das empresas. São os jovens da geração Y, aqueles que nasceram depois dos anos 1980. A força de compra já está nas mãos deles. Só que eles estão mais exigentes. Não sabem o que é ser mal atendido e abandonam marcas e empresas com a mesma rapidez com que as adotam e idolatram. 

Se juntarmos esse público com aqueles nascidos nos anos 1990, teremos pela frente um belo desafio de marketing. Eles gastam muito, mas não acreditam mais em promessas vãs, feitas por meio da mídia, incluindo a internet e tudo que o está disponível nos móbiles. 

Tenho prestado muita atenção no formato de comunicação das mídias mais conhecidas e usadas. Por meio da televisão, do rádio, dos outdoors e de outras mídias, as empresas persistem com as mesmas configurações e mensagens. Acho que nenhuma agência de propaganda consegue transmitir algo sem usar a corroída palavra “imperdível”. Tudo agora é imperdível, e a nova geração não acredita mais nessas frases repetidas.

As promoções de vendas, em muitos casos, são banais e muitas empresas insistem em criar sistemas de pontos acumulados, dobrar o preço e dar descontos chamados de especiais e outros formatos que não convencem mais.

Estava numa drogaria pertencente a uma grande rede quando presenciei uma moça furiosa, falando duramente com o gerente que aquele sistema de acúmulo de pontos para ganhar produtos é um engodo, pois o cliente nunca consegue acumular os pontos para ganhar os produtos, já que, de tempos em tempos, os pontos perdem o valor. O gerente não teve argumentos e ficou calado. Tive a impressão de que nem ele acredita mais naquele sistema de premiação.

A comunicação de marketing precisa ser muito mais rápida. O linguajar deve ser inovador; as promessas, mais inteligentes e convincentes, e as imagens mais sutis, mais rápidas e que chamem a atenção desse novo consumidor, pois ele agora está com o poder de compra.

É preciso contar com a tecnologia. Não dá mais para deixá-la para uma reunião futura. A comunicação, para se tornar eficaz, depende muito dela, porque os clientes já a assumiram, e muito pelo uso de aparelhos móbiles, blogs, sites, a relação intensiva por meio do Facebook e outros modos de contato.

É preciso lembrar que há um novo comportamento dos clientes, uma nova forma de eles perceberem e avaliarem tudo o que lhes é oferecido. Para atingi-lo, é necessário mudar o argumento. 

Cabe bem nesse contexto a frase de Voltaire: “Se queres conversar comigo, define primeiro os termos que usas”.