segunda-feira, 15 de julho de 2013
On 16:35 by Rogério Tobias
MARKETING »Promoções e compras
Rogério Tobias
Publicação: 14/07/2013 04:00
Antigamente, quando os varejistas queriam se livrar do estoque ou desejavam chamar clientes, faziam as conhecidas liquidações. Algumas empresas, além disso, davam uma melhorada nas vitrines e punham os produtos em oferta na porta do estabelecimento.
Foram tempos mais fáceis, pois os clientes não eram tão exigentes e estavam acostumados a ser tratados como se estivessem recebendo um favor. Estamos vivendo novos tempos, em que não param de ocorrer fenômenos de mudança do comportamento de clientes.
As pessoas agora querem nível e atendimento diferenciados, desejam produtos específicos e não se contentam mais com ofertas ou propostas descompromissadas. Elas exigem o produto no nível que elas querem e viram as costas para o estabelecimento que não oferece a solução de seu problema.
As empresas agora precisam praticar o marketing promocional, que tem o papel de eliminar o gap que existia entre propaganda e vendas.
Existe um mundo de possibilidades para atender satisfatoriamente os clientes e deixá-los realmente satisfeitos. O ponto de venda como um todo passou a ser uma grande atração aos clientes. Em shoppings, por exemplo, a estrutura das lojas é uma grande sedutora de pessoas. Tudo começa na vitrine. São inovadoras, belíssimas e dizem pela sua apresentação o que se pode esperar de diferente na loja. As lojas transmitem alguma coisa marcante para os clientes. Agora, deve ser incluída a iluminação especial, músicas adequadas a cada perfil de negócio, aromas agradáveis e, é claro, um visual que faz com que todos se sintam bem no ambiente.
Além disso, muitos pontos de vendas têm máquinas de café, biscoitos, sucos e guloseimas para envolvimento e criação de um ambiente agradável e agradecido aos clientes. Não há quem não se sinta bem num ambiente tão acolhedor. Lojas de produtos eletroeletrônicos proporcionam momentos agradáveis aos criar ilhas dentro da loja com poltronas confortáveis e televisão com filmes especiais para mostrar aos clientes a qualidade daquele produto. É ver para crer, com muito conforto e um belo achocolatado ou um chá para relaxar!
Os supermercados mais sofisticados exploram muito a degustação dos diversos produtos disponíveis. Não abrem mão de músicas adequadas a cada momento do dia e de acordo com o movimento. Alguns mais sofisticados assam a carne que o cliente escolhe e lhe entrega pronta para o consumo, sem cobrar nada por isso.
As lojas, supermercados, restaurantes, bares, salões, a cada momento, precisam rever sua estrutura interna e adequá-la aos sentimentos dos clientes-alvo. É preciso ter sempre um “motivo”, uma proposta emocional. Quando se vende um produto, está se vendendo também um momento agradável, uma experiência positiva. Em muitos casos, um sonho.
O produto, o prato, a cerveja, o corte ou a coloração de um cabelo não se vendem sozinhos, eles estão abraçados pela emoção de cada cliente.
Crie um ambiente especial em seu ponto de vendas, use os diversos recursos e torne a venda mais natural.
Seja qual for o seu negócio, ele deve ser preparado para gerar sensações positivas nos clientes.
Foram tempos mais fáceis, pois os clientes não eram tão exigentes e estavam acostumados a ser tratados como se estivessem recebendo um favor. Estamos vivendo novos tempos, em que não param de ocorrer fenômenos de mudança do comportamento de clientes.
As pessoas agora querem nível e atendimento diferenciados, desejam produtos específicos e não se contentam mais com ofertas ou propostas descompromissadas. Elas exigem o produto no nível que elas querem e viram as costas para o estabelecimento que não oferece a solução de seu problema.
As empresas agora precisam praticar o marketing promocional, que tem o papel de eliminar o gap que existia entre propaganda e vendas.
Existe um mundo de possibilidades para atender satisfatoriamente os clientes e deixá-los realmente satisfeitos. O ponto de venda como um todo passou a ser uma grande atração aos clientes. Em shoppings, por exemplo, a estrutura das lojas é uma grande sedutora de pessoas. Tudo começa na vitrine. São inovadoras, belíssimas e dizem pela sua apresentação o que se pode esperar de diferente na loja. As lojas transmitem alguma coisa marcante para os clientes. Agora, deve ser incluída a iluminação especial, músicas adequadas a cada perfil de negócio, aromas agradáveis e, é claro, um visual que faz com que todos se sintam bem no ambiente.
Além disso, muitos pontos de vendas têm máquinas de café, biscoitos, sucos e guloseimas para envolvimento e criação de um ambiente agradável e agradecido aos clientes. Não há quem não se sinta bem num ambiente tão acolhedor. Lojas de produtos eletroeletrônicos proporcionam momentos agradáveis aos criar ilhas dentro da loja com poltronas confortáveis e televisão com filmes especiais para mostrar aos clientes a qualidade daquele produto. É ver para crer, com muito conforto e um belo achocolatado ou um chá para relaxar!
Os supermercados mais sofisticados exploram muito a degustação dos diversos produtos disponíveis. Não abrem mão de músicas adequadas a cada momento do dia e de acordo com o movimento. Alguns mais sofisticados assam a carne que o cliente escolhe e lhe entrega pronta para o consumo, sem cobrar nada por isso.
As lojas, supermercados, restaurantes, bares, salões, a cada momento, precisam rever sua estrutura interna e adequá-la aos sentimentos dos clientes-alvo. É preciso ter sempre um “motivo”, uma proposta emocional. Quando se vende um produto, está se vendendo também um momento agradável, uma experiência positiva. Em muitos casos, um sonho.
O produto, o prato, a cerveja, o corte ou a coloração de um cabelo não se vendem sozinhos, eles estão abraçados pela emoção de cada cliente.
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Seja qual for o seu negócio, ele deve ser preparado para gerar sensações positivas nos clientes.
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